Os altos percentuais de impostos nos veículos sempre geraram grandes críticas dos brasileiros na hora de comprar o carro novo.
Para tentar incentivar a indústria, o Governo Federal anunciou uma medida que reduz em até 25% o percentual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). No caso dos veículos 0 km, esse valor chega em no máximo 18,5%. Mas, afinal, isso vai mesmo fazer a diferença na hora que a pessoa chega na concessionária ? A resposta é bem jurídica: "depende". A única certeza é que não vai haver redução de 18,5% no valor total dos automóveis. De acordo com o Decreto nº 10.979, a redução varia entre 18,5% a 25% para produtos industrializados, mas essa alíquota é referente ao imposto incidente sobre os veículos e não sobre seu valor final de venda. Alguns fatores interferem diretamente no percentual, como a cilindrada do motor, eficiência energética (em megajoules por quilômetro - MJ/KM) e porte do veículo (peso do carro em ordem de marcha). Para se ter uma ideia, os carros compactos com propulsores 1.0 recolhiam em torno de 7% de IPI, portanto a partir deste último dia 1º de março vão pagar em torno de 5,7%. A conta exata vai variar de acordo com o veículo. Por essa conta é possível perceber que o desconto poderá ser maior, proporcionalmente, em veículos com maior litragem de motor. Em modelos de pequeno porte e mais em conta no preço, essa redução deverá ser bem pequena. Como não há obrigatoriedade de o fabricante repassar esse desconto ao consumidor, e com os recentes reajustes (para mais) nos preços, fica ainda mais difícil dizer que teremos uma queda significativa dos preços dos carros 0 km. A estimativa da Secretaria Especial da Receita Federal é de que o impacto seja de R$ 19,6 bilhões em 2022 com esta medida. Se de fato essa redução de IPI vai ajudar a aquecer a economia e as vendas, nós saberemos apenas nos próximos meses. Fonte: iCarros
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2025 Meta Oficial de Inflação para 2025 no Brasil é de 3,00%.
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