Os altos percentuais de impostos nos veículos sempre geraram grandes críticas dos brasileiros na hora de comprar o carro novo.
Para tentar incentivar a indústria, o Governo Federal anunciou uma medida que reduz em até 25% o percentual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). No caso dos veículos 0 km, esse valor chega em no máximo 18,5%. Mas, afinal, isso vai mesmo fazer a diferença na hora que a pessoa chega na concessionária ? A resposta é bem jurídica: "depende". A única certeza é que não vai haver redução de 18,5% no valor total dos automóveis. De acordo com o Decreto nº 10.979, a redução varia entre 18,5% a 25% para produtos industrializados, mas essa alíquota é referente ao imposto incidente sobre os veículos e não sobre seu valor final de venda. Alguns fatores interferem diretamente no percentual, como a cilindrada do motor, eficiência energética (em megajoules por quilômetro - MJ/KM) e porte do veículo (peso do carro em ordem de marcha). Para se ter uma ideia, os carros compactos com propulsores 1.0 recolhiam em torno de 7% de IPI, portanto a partir deste último dia 1º de março vão pagar em torno de 5,7%. A conta exata vai variar de acordo com o veículo. Por essa conta é possível perceber que o desconto poderá ser maior, proporcionalmente, em veículos com maior litragem de motor. Em modelos de pequeno porte e mais em conta no preço, essa redução deverá ser bem pequena. Como não há obrigatoriedade de o fabricante repassar esse desconto ao consumidor, e com os recentes reajustes (para mais) nos preços, fica ainda mais difícil dizer que teremos uma queda significativa dos preços dos carros 0 km. A estimativa da Secretaria Especial da Receita Federal é de que o impacto seja de R$ 19,6 bilhões em 2022 com esta medida. Se de fato essa redução de IPI vai ajudar a aquecer a economia e as vendas, nós saberemos apenas nos próximos meses. Fonte: iCarros
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A digital influencer Sthe Matos, 23 anos, revelou, em sua conta no instagram, que desembolsou R$ 30 mil com despesas hospitalares após ser internada em um hospital privado de Salvador. Foram dois dias internada, sendo 48 horas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Sem plano de saúde, Sthe ficou assustada com o valor que precisou desembolsar no hospital. "Paguei R$ 30 mil. A diária de uma UTI é caríssima. Paguei à vista, no Pix, na hora. E se fosse um milhão de reais eu iria pagar porque é minha saúde e o importante era sair dali bem", disse. A influencer revelou estar assustada com o valor da sua estadia no hospital e isso fez ela enxergar o quanto um plano de saúde pode ser importante. Depois do ocorrido, Sthe contou aos seus seguidores que contratou um plano de saúde com cobertura nos melhores hospitais. "Eu realmente não tinha plano de saúde. A gente nunca acha que as coisas vão acontecer com a gente. Nunca imaginei que, eu, com 23 anos, nova, ia ficar dois dias numa UTI. Saúde é a coisa mais importane que a gente tem", acrescentou a influencer. Fonte: CQCS O Hyundai IX35 sairá de linha no Brasil. O modelo, que foi montado na fábrica da Caoa em Anápolis, no interior goiano, a partir de 2013, precisou ter a produção encerrada por conta das regras do Proconve L7, que restringe modelos que tenham grandes emissões de poluentes e ruídos.
O IX35, em que peses seguir passando por testes, não se adequou às regras. Já o Tucson ganhará uma atualização e seguirá em linha no mercado nacional. Vale lembrar que o IX35, na verdade, era a segunda geração da linha Tucson. O Tucson atual corresponde a terceira geração da linha. Trazido para o Brasil em 2010, a produção do modelo passou a ser feita por aqui em 2013, ganhando uma reestilização em 2015, e itens como start and stop e monitor de pressão dos pneus em 2017. Por lei, as concessionárias podem comercializar o SUV até o mês de junho, conforme manda a lei. Depois disso, a venda por parte de concessionárias de modelos 0 KM do IX35 estarão proibidas. No caso do Tucson, o modelo segue em produção na planta da Caoa em Anápolis, montado na configuração 2021/2022, já que a produção foi iniciada antes do dia 31 de dezembro de 2021. Em comunicado, porém, a Hyundai afirma que o Tucson ganhará uma atualização ou, até mesmo, uma nova geração. No Brasil, o Hyundai Tucson chegou na primeira geração em 2005 como importado e em 2010 passou a ser fabricado no interior goiano. Enquanto no exterior o SUV ganhou uma reestilização e, em 2020, uma nova geração, o modelo visto em terras brasileiras segue sendo o New Tucson de terceira geração. Atualmente, os modelos da Hyundai que são de responsabilidade da Caoa e estão defasados em relação a outros mercados. Além do IX35 e do Tucson, cabe a empresa (atualmente conhecida pela parceria com a Chery) importar o Azera da Coreia do Sul. Mas a nova geração do sedã, lançada em 2021, ainda não é vista no Brasil. Fonte: iCarros O mês de fevereiro foi mais uma vez de domínio no mercado para a Fiat Strada. A picape, que já havia sido o veículo mais vendido em janeiro, repetiu a dose no mês seguinte com 7.314 emplacamentos, aumentando em 598 unidades na comparação com o primeiro ranking mensal.
Os Top 10 dos carros mais vendidos de fevereiro de 2022: 01 - Fiat Strada - 7.314 emplacamentos 02 - Chevrolet Onix - 6.541 03 - Hyundai HB20 - 6.161 04 - Volkswagen T-Cross - 5.118 05 - Jeep Compass - 4.503 06 - Chevrolet Onix Plus - 4.489 07 - Fiat Argo - 4.321 08 - Renault Kwid - 4.262 09 - Hyundai Creta - 4.163 10 - Fiat Mobi - 4.162 Fonte: iCarros A empresa informou que ainda este ano lançará seu primeiro modelo híbrido, embora não tenha adiantado que o motor será flex e nem qual o modelo. O escolhido deve ser o 5x Pro, o mais vendido da marca no Brasil desde 2019.
As mudanças introduzidas no motor para atender os limites de emissões do Proconve L7 não alteraram potência (155 cv e 147 cv, etanol e gasolina) e nem o torque de 21,4 kgfm. O consumo de combustível padrão Inmetro praticamente é o mesmo. Mas aceleração de 0 a 100 km/h melhorou de 10,9 segundos para 10,3 segundos em razão da troca da caixa de câmbio, antes automatizada de duas embreagens e seis marchas, e agora CVT de nove marchas com conversor de torque. Também ganhou atraente alavanca seletora de câmbio tipo joystick que permite trocas manuais. No geral o carro ficou mais agradável de dirigir e silencioso em uso rodoviário. O SUV lida melhor com buracos e valetas com o aumento dos ângulos de entrada (23,4 graus) e de saída (31,5 graus). A nova grade dianteira deu imponência ao 5x Pro que ainda recebeu novos para-choques, faróis e luzes de rodagem diurna em Led e rodas redesenhadas de 18 polegadas. Interior foi renovado com destaque para o quadro de instrumentos novos, tela multimídia flutuante de 10,25 polegadas, melhorias no acabamento, volante agora regulável também em distância, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e teto panorâmico fixo de vidro. Fazem falta frenagem autônoma de emergência e monitor de ponto cego. Fonte: iCarros A notícia parecia boa demais: corte no percentual das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de até 25%, a partir de 1º de março.
A carga fiscal sobre automóveis no Brasil é a maior do mundo. Um modelo com motor acima de 2 litros a gasolina, por exemplo, tem que recolher ao sair da fábrica 25% de IPI e 11,6 de PIS/COFINS (impostos federais), mais 12% de ICMS (imposto estadual). Isso alcança 36% do preço sugerido em tabela. Ainda há o IPVA de 4%, dividido entre Estado e município. Em números aproximados são quase 70% de diferença entre o carro com e sem impostos. Em comparação, nos EUA o mesmo cálculo aponta para 9% e na média da Europa, 22%. No entanto, no caso de veículos, a redução no percentual da alíquota do IPI foi de 18,5 e não de 25%. Claro que imposto menor é sempre bem-vindo. Espera-se que todos os fabricantes e importadores repassem ao consumidor a diferença. Não se anime muito, pois houve um ganho modesto. A Bright Consulting fez uma estimativa como simples referência. Motores até 1 litro de cilindrada: IPI de 7% para 5,7%. Preço final: menos 1,2%. De 1 até 2 litros (gasolina): IPI de 13% para 10,6%. Preço final: menos 2,1%. De 1 até 2 litros (etanol): IPI de 11% para 8,9%. Preço final: menos 1,8%. Acima de 2 litros (gasolina): IPI de 25% para 20,4%. Preço final: menos 3,7%. Acima de 2 litros (etanol): IPI de 18% para 14,7%. Preço final: menos 2,8%. Hoje, 48% dos carros vendidos têm motores de até 1 litro e 50% entre 1 e 2 litros. Apenas 2%, acima de 2 litros. Fonte: iCarros Sete anos depois de ser lançado e liderar o segmento de SUVs compactos, o Renegade 2022 apresenta mudanças estilísticas e novo conjunto mecânico agora apenas com o motor turbo flex (versão diesel foi extinta).
Embora a Jeep não o tenha apresentado como segunda geração, as alterações atingiram o objetivo de atualização. A frente recebeu para-choque e faróis de neblina redesenhados, grade um pouco maior, enquanto os faróis principais agora são de Led em todas as versões e com elementos internos diferenciados. As rodas de liga leve de 17 até 19 polegadas são novas e as carcaças dos retrovisores também mudaram. Atrás, para-choque e lanternas evoluíram. Por qualquer ângulo dá para identificar o que mudou. Internamente o volante agora é igual ao dos Compass. Carregamento por indução para celulares tem resfriamento por uma saída do ar-condicionado. Frenagem autônoma de emergência pode evitar ou mitigar colisões, mas não identifica pedestre e ciclista. Também há monitoramento de ponto cego e aviso de tráfego traseiro em manobras de ré. Comutador automático de farol alto e assistência para estacionar são de série nas versões de topo. Há seis airbags de série (sete, nas versões 4x4). O Renegade é a nova referência em termos de desempenho, na sua categoria e até superiores, graças ao motor de 1,3 L, 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina) 27,5 kgfm de torque. A fabricante informa aceleração vigorosa de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos com etanol. Consumo, referência Inmetro: etanol 7,7 km/l (cidade) e 9,1 km/l (estrada); gasolina, 11 km/l e 12,8 km/l, respectivamente. Fonte: iCarros |
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2025 Meta Oficial de Inflação para 2025 no Brasil é de 3,00%.
IGP-M - Dezembro * 00,94% - (mensal) * 06,54% - (no ano) * 06,54% - (12 meses) INPC - Novembro * 00,33% - (mensal) * 04,27% - (no ano) * 04,84% - (12 meses) IPCA - Novembro * 00,39% - (mensal) * 04,29% - (no ano) * 04,87% - (12 meses) IPCA-15 - Dezembro * 00,34% - (mensal) * 04,71% - (no ano) * 04,71% - (12 meses) Taxa DI - Janeiro * 12,15% a.a. Taxa Selic - Janeiro * 12,25% a.a. Poupança (01/01) * 0,6698% a.m. Salário Mínimo Nacional * R$ 1.412,00 Salário Mínimo do Estado de São Paulo * R$ 1.640,00 Passagem de Ônibus na Capital de São Paulo: * R$ 5,00 Passagem de Metrô na Capital de São Paulo: * R$ 5,20 Integração Ônibus / Metrô na Capital de São Paulo: * R$ 8,90 Histórico
Janeiro 2025
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