A equipe Williams apresentou na terça-feira (15) o carro que disputará a temporada 2022 do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Além de um layout renovado e um bólido seguindo as novas regras da categoria, o que chamou a atenção na apresentação do time inglês foi a ausência da homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna, o que acontecia em todos os seus carro desde a morte do tricampeão em 1994.
Com novos proprietários desde 2020, a Williams parece querer romper com qualquer lembrança da administração de Frank Williams e sua filha Claire. Além da remoção do bico do carro do "S do Senna" em homenagem ao piloto brasileiro, o próprio evento de apresentação foi chamado de "New Beginning", ou Novo Começo em português. Para este ano, a Williams trouxe um layout com o azul tomando conta do carro, além de novos patrocinadores que devem ajudar o time que tem a expectativa de se firmar no pelotão intermediário. As linhas do novo modelo se assemelham ao carro padrão criado pela Fórmula 1 para mostrar o regulamento que entra em vigor em 2022, estratégia usada também por Red Bull, Alpha Tauri e McLaren para esconder as inovações que cada time trará até o início dos testes de pré-temporada. A Williams segue com o canadense Nicholas Latifi como um dos pilotos e vê o tailandês Alex Albon chegando ao time para ocupar o lugar do inglês George Russel, que se mudou para a Mercedes. Os propulsores seguem sendo fornecidos pela Mercedes. Fonte: Motor Show
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Numa operação avaliada em torno de R$ 13 bilhões, o grupo hospitalar Rede D'Or comprou a seguradora Sul América, envolvendo saúde, odontologia, seguro de vida e previdência. Pelos termos do acordo, os controladores da Sul América se obrigaram a não negociar proposta concorrente à de Rede D'Or sob pena de multa de R$ 2 bilhões.
No fato relevante divulgado, toda a operação envolvendo ações torna-se a maior aquisição da Rede D'Or desde que estreou na B3, em maio passado com uma oferta inicial de ações (IPO) de 11,5 bilhões. A venda, aprovada pelo conselho de administração das duas empresas, faz com que a holding controladora da Sul América fique e sucedida pela Rede D'Or. Os acionistas da Sul América ficarão com 13,5% do capital da Rede D'Or e terão como prêmio de 49,3% da seguradora com base em 18 de fevereiro. Curiosamente, a venda ocorreu no mesmo dia em que a Sul América divulgou que teve prejuízo de R$ 31,2 milhões no quarto trimestre, ante lucro de R$ 42,6 milhões um ano antes, com forte piora nos índices de sinistralidade. Também ficou acertado que Patrick Larragoiti Lucas, atual presidente do Conselho de Administração da Sul América, passe a ser membro do Conselho de Administração da Rede D'Or. Com mais de 125 anos, a Sul América assumiu a obrigação de negociar exclusivamente com a Rede D'Or por 12 meses e, em caso e desistência nesse período, terá de pagar multa de R$ 5 bilhões. Fundada em 1977, a Rede D'Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. O negócio consolida a tendência de interesse do setor hospitalar por planos de saúde, a exemplo da fusão entre Hapvida e Notre Dame Intermédica, da Prevent, da Assim Hospitalar e da própria Rede D'Or que, além de adquirir redes de hospitais menores foi liberada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para aumentar sua participação na Qualicorp. Fonte: Monitor Mercantil A Mercedes apresentou na sexta-feira (18) o W13, carro da equipe alemã para a temporada 2022 da Fórmula 1. A grande novidade é a mudança do layout do modelo que será pilotado por Lewis Hamilton e George Russell, deixando de ter a predominância da cor preta e volta a ser prata, como foi o padrão até 2019.
A nova versão da "flecha de prata" segue com a cor preta presente, apenas na parte inferior, enquanto o vermelho está presente no santantonio do W13, como ocorreu na última temporada. As estrelas de três pontas, marca da Mercedes, seguem na tampa do motor do carro, mas estão com um tamanho maior em relação ao W12. Sobre o desenho do monoposto, há diferenças consideráveis em relação aos últimos modelos desenvolvidos pela Mercedes nos últimos anos. As alterações ocorrem justamente por conta da mudança do regulamento técnico, que torna as asas dianteira e traseira com desenhos mais limpos e retos, sem apêndices aerodinâmicos. A apresentação contou com a presença de Lewis Hamilton, piloto heptacampeão do mundo, que falou pela primeira vez após a perda do título mundial de 2021 para Max Verstappen, em decisão polêmica que causou a queda de Michael Masi, diretor de provas da F1 até o ano passado. O inglês destacou que jamais pensou em se aposentar, negando os rumores surgidos no final do ano passado. "Nunca disse que iria parar, amo o que faço. Foi um período difícil para mim e precisei dar um passo para trás e estar com minha família", disse Hamilton, que tentará neste ano se isolar como maior campeão da história da principal categoria do automobilismo mundial. Atualmente, o inglês divide o posto com Michael Schumacher, ambos com sete conquistas. Além de Hamilton, participaram da apresentação do W13 o chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, e George Russell, novo companheiro de equipe de Hamilton, e que ocupará o lugar deixado por Valtteri Bottas. O finlandês deixou o time alemão após cinco anos e defenderá nesta temporada a Alfa Romeo. Fonte: iCarros A Ferrari apresentou na quinta-feira (17) o F1-75, carro que será pilotado por Charles Leclerc e Carlos Sainz na temporada 2022 da Fórmula 1. O modelo, como não poderia deixar de ser, tem a predominância da cor vermelha, mas o carro também tem detalhes na cor preta, em clara inspiração nos anos 1990.
Por conta do novo regulamento, que será adotado a partir desta temporada, o modelo da equipe italiana tem diversas mudanças. A asa dianteira tem um bico mais fino em relação aos últimos carros da Ferrari, e é mais simplificada. A asa traseira também tem um desenho mais limpo, característica que tem sido vista também nos outros modelos já apresentados. Com o novo regulamento e regras aerodinâmicas as equipes têm que adaptar os carros para que diminuam a sua capacidade de gerar pressão aerodinâmica na parte de cima, pois o objetivo principal é justamente diminuir a turbulência e limpar o fluxo de ar. Com isso os engenheiros notaram que as laterais seriam o caminho correto para acabar com esse efeito. Questionados sobre o novo carro da Ferrari para a temporada da Fórmula 1, tanto Sainz quanto Leclerc rasgaram elogios ao modelo. "Acho o carro agressivo, radical e bonito também", disse o espanhol, que parte para seu segundo ano defendendo a equipe de Maranello na mais importante categoria do esporte a motor mundial. O monegasco também destacou a beleza do F1-75, e brincou com a possibilidade de o novo carro da Ferrari ser capaz de disputar vitórias de forma mais constante nesta temporada. "Eu adorei, gostei muito. Vou gostar ainda mais se ele for rápido a pista, mas amei o visual", disse Leclerc. Fonte: iCarros A Alpha Tauri revelou na segunda-feira (14) o seu carro AT03 para a temporada 2022 da Fórmula 1.
No ano passado, a equipe italiana marcou sua maior pontuação, conquistando 142 pontos por meio dos pilotos Pierre Gasly e Yuki Tsunoda (que permanecem), fechando em 6º lugar no campeonato de construtores. Gasly afirmou: "Não saberemos o verdadeiro desempenho do AT03 até colocá-lo na pista de testes de pré-temporada em Barcelona, mas até agora, acho que está ótimo e estou muito animado para começar este nova temporada", em nota divulgada. Os pilotos vão conduzir o AT03 durante três dias de corrida em Barcelona no final deste mês. Fonte: Motor Show No espaço de uma semana, entre os dias 08 e 15 de fevereiro, foram publicadas no Diário Oficial da União as exonerações de três diretores (Igor Lins da Rocha Lourenço, Rafael Scherre e Vinicius Ratton Brandi), que fizeram parte da polêmica gestão de Solange Vieira à frente da Superintendência de Seguros Privados - SUSEP.
A gestão dessa diretoria, escolhida por Solange Vieira e responsável pela aprovação de boa parte das decisões da autarquia, ficou marcada pela difícil comunicação com o mercado de seguros, em especial com os corretores. Uma dos principais pontos de conflito foi o artigo 51 da MP 905/19, que revogava a Lei 4.594/64, responsável por regular a profissão do Corretor de Seguros. Na prática, esse artigo decretava o fim da atividade de Corretagem de Seguros no Brasil, causando profunda insegurança aos mais de 100 mil profissionais que atuam no setor. Durante a tramitação da MP 905/19, a SUSEP autorizou formalmente que o Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros - IBRACOR, ficasse responsável pelo cadastramento obrigatório desses profissionais. Quando essa medida provisória perdeu a validade, por não ter sido votada no Congresso dentro do prazo regimental. mais de 20 mil corretores de seguros, que tinham atualizado seu cadastro no IBRACOR, foram obrigados a fazer o recadastramento obrigatório na SUSEP, em um sistema falho e inseguro, sem nenhum tipo de suporte, o que também ampliou a insegurança na atividade. Outro ponto que gerou polêmica foi a evidente falta de conhecimento por parte dessa diretoria sobre a corretagem de seguros, chegando a sugerir margens de comercialização totalmente fora da realidade, além de tentativas de macular a imagem do corretor de seguros, além das veladas ameaças de fiscalização fora do bom senso, como, por exemplo, a criação da figura do "cliente oculto". Mudanças abruptas na legislação do mercado de seguros sem interlocução com o setor privado, audiências públicas onde as sugestões não foram levadas em conta e a açodada condução da implantação do Open Insurance, em evidente desrespeito à Lei 4.594/64, e o tempo necessário para a estruturação interna das entidades envolvidas também marcaram a gestão de Solange Vieira e de sua diretoria, na SUSEP. Diante desse cenário, o setor vê a chegada de novos diretores com conhecimento sobre o mercado de seguros ao colegiado da SUSEP como uma volta à normalidade, deixando no passado da autarquia a gestão marcada por desmandos. Fonte: CQCS O carro de Fórmula 1 da McLaren em 2022, o MCL36, foi mostrado ao público na sexta-feira (11), quando a equipe revelou a sua máquina com nova aparência para a próxima temporada.
Realizando um espetacular evento de lançamento na sua sede em Woking, no Reino Unido, a McLaren lançou a sua temporada 2022 numa série de categorias, sendo o seu programa de F1 a manchete do evento, juntamente com os lançamentos das suas campanhas na Fórmula Indy, Extreme E e eSports. Lando Norris e Daniel Ricciardo, pilotos de Fórmula 1 da McLaren em 2022, estiveram presentes para revelar o novíssimo MCL36, o primeiro carro concebido pela segunda equipe mais antiga da F1 para cumprir as novas e revolucionárias regulamentações da F1. Desenhado pelo diretor técnico James Key e produzido por uma equipe liderada pelo diretor de operações Piers Thynne, o MCL36 vai chegar à pista pela primeira vez no teste de pré-temporada em Barcelona, em 23 de fevereiro. O modelo da McLaren revelado na sexta-feira é o verdadeiro carro de 2022, a equipe optou por não realizar simplesmente um lançamento com um carro modelo. No entanto, a pintura do MCL36 é marcante na sua atualização para 2022. Embora ainda mantendo uma base papaia, a cor foi afinada para ocorrer com uma tonalidade mais brilhante da cor, com uma cor azul mais ousada para as extremidades. É semelhante ao esquema de cores utilizado para a pintura da Gulf, utilizada no GP de Mônaco do ano passado. Fonte: Auto Racing |
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2025 Meta Oficial de Inflação para 2025 no Brasil é de 3,00%.
IGP-M - Dezembro * 00,94% - (mensal) * 06,54% - (no ano) * 06,54% - (12 meses) INPC - Novembro * 00,33% - (mensal) * 04,27% - (no ano) * 04,84% - (12 meses) IPCA - Novembro * 00,39% - (mensal) * 04,29% - (no ano) * 04,87% - (12 meses) IPCA-15 - Dezembro * 00,34% - (mensal) * 04,71% - (no ano) * 04,71% - (12 meses) Taxa DI - Janeiro * 12,15% a.a. Taxa Selic - Janeiro * 12,25% a.a. Poupança (01/01) * 0,6698% a.m. Salário Mínimo Nacional * R$ 1.412,00 Salário Mínimo do Estado de São Paulo * R$ 1.640,00 Passagem de Ônibus na Capital de São Paulo: * R$ 5,00 Passagem de Metrô na Capital de São Paulo: * R$ 5,20 Integração Ônibus / Metrô na Capital de São Paulo: * R$ 8,90 Histórico
Janeiro 2025
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